quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Assunto de QUINTA

Gente,

Como hoje é quinta-feira, tratarei de assuntos considerados por mim de “quinta categoria”.  As coisas que aqui mencionarei variam de situações que aconteceram comigo ou com alguém próximo (o famoso “uma amiga disse que..”), até aqueles assuntos mais delicados e íntimos que ninguém gosta de falar. Também darei dicas de como lidar com essas situações que nos deixam malucas a ponto de arrancar os cabelos e quebrar tudo o que tiver pela frente!

Hoje o post é direcionado a nós, mulheres.

Falaremos sobre o famoso monstrinho que assombra 99.9% das mulheres todo santo mês de nossas vidas: a Tensão Pré-Menstrual (TPM). É nessa fase que choramos porque uma unha quebrou, ou porque o leite está muito gelado, ou porque as nossas malditas pantufas não estavam no lugar que costumavam ficar ao acordarmos. É fato: se mulher já é um bicho sensível, nessa época o negócio triplica.

E aquelas companheiras de síndrome que não podem ver algo comestível que atacam? Pior são aquelas que não precisam nem ver, a imaginação já trata de arranjar um jeito de elaborar o mais fino e complicado cardápio, a ponto de pararmos o que estávamos fazendo e ir atrás desse (geralmente doce) desejo.


Nada de pânico, queridas! Isso é normal. Passa! Só que enquanto isso, vem aquelas famosas frases: “NADA TÁ DANDO CERTO!” ou “TOU MUITO GORDA E INCHADA” e até mesmo, para as mais dramáticas “POR QUE VOCÊ TÁ ME OLHANDO ASSIM? TO FEIA, NÉ? EU SEI”. Ainda mais para quem tem tendência a acordar de mal humor. Nossa, não há nada pior para isso do que os hormônios pré e pós menstruais quando estão na ativa.

Mas eu tenho algumas dicas pra ajudar vocês a enfrentar esse “mal do sexo” feminino.


Cuidar da alimentação é essencial para um estilo de vida mais feliz e saudável, não só no período menstrual. Além de ficarmos de bem com a balança mantendo o peso desejado, reduzimos os sintomas da TPM. Alimentar-se de 3 em 3 horas, sendo 6 refeições por dia e, as dos intervalos em pequenas porções,  é a dieta mais recomendada pelos nutricionistas. Não se esqueçam de adicionar grãos, frutas, legumes e verduras ao cardápio. A soja é um verdadeiro aliado nessa luta a curto e longo prazo. Ela também ajuda a reduzir os sintomas da menopausa.

 Também é importantíssimo lembrar que devemos beber bastante água durante o dia. Além disso, a prática de atividades físicas é imprescindível. Pelo menos 1 hora por dia (não é quase nada e vale muito a pena).
Pensem comigo: além de ficarmos saradas, lindas e preparadíssimas para o verão, ainda nos tornamos mais saudáveis. Não é o máximo?

 Experimentem! Tenho certeza que vocês irão aprovar :)

Um comentário: